O termo-higrômetro é um equipamento que mede alguns parâmetros que não conseguimos enxergar a olho nu. Especificamente, ele faz a medição da temperatura e da umidade do ar. Por isso, vem com a gente e confira no artigo a seguir mais informações sobre o equipamento.
História do Termo-higrômetro
O termo vem da junção de três palavras gregas: “hygros”, que significa “umidade”, “metron”, que quer dizer “medida”, “termo” que significa “temperatura”. Assim, termo-higrômetro ou termômetro higrômetro significa “medida de temperatura e umidade”.
Hoje, conseguimos acessar informações que seriam praticamente impossíveis de conhecer no passado, a qualidade do ar que respiramos diariamente é um exemplo disso, hoje há diversas maneiras de medir a qualidade do ar, o termo-higrômetro por exemplo é um dos equipamentos utilizados em medições relacionadas ao ar.
Surgimento Termo-higrômetros
Existem registros que indicam que Leonardo da Vinci, pintor, engenheiro e inventor, fez diversos teste de temperatura e umidade com esponjas e balanças para analisar a absorção da água. Séculos depois, Horace Bénédict de Saussure, físico suíço de grande prestígio, criou o primeiro modelo do equipamento, parecido com o que conhecemos hoje.
Desde então, com o passar dos séculos, o equipamento foi aprimorado por diversos cientistas e inventores.

Qual é a função de um termo-higrômetro?
Para entender a utilidade desse instrumento, vale lembrar um dos primeiros usos documentados: o cientista John Frederic Daniell inventou um higrômetro de ponto de orvalho. Com isso, era possível medir a temperatura do ar saturado e o vapor d’água que se condensava. Atualmente, o princípio continua o mesmo. A umidade do ar é expressa em porcentagem no equipamento, indicando quanto de vapor d’água há em relação ao máximo que o ar pode conter naquela temperatura. De forma mais técnica, essa relação pode ser expressa em gramas de vapor por quilograma de ar seco. Além disso, o termo-higrômetro mede as condições atmosféricas tanto em ambientes internos quanto externos, fornecendo dados essenciais sobre o local onde está instalado.
Onde o termo-higrômetro é utilizado?
Este instrumento é amplamente usado em setores como a indústria farmacêutica, química, alimentícia e ambiental. Além disso, ele é essencial para calibrações, ensaios e controle de amostras, assegurando que as condições de umidade estejam dentro dos parâmetros exigidos para cada processo.
Como funciona o equipamento?
Um dos métodos utilizados envolve sais de lítio, que têm alta capacidade de absorver a umidade do ar. Durante o processo, conforme absorvem água, ocorre uma variação na condutividade elétrica. O termo-higrômetro detecta essas variações e apresenta os resultados no visor do equipamento, com todas as informações exibidas simultaneamente.
Qual a importância do termo-higrômetro?
Por fim, Durante processos de calibração e análise, é fundamental monitorar os níveis de umidade do ar. Mudanças nas condições ambientais podem gerar danos significativos e, muitas vezes, irreversíveis aos resultados e aos materiais analisados. Em especial, ambientes com umidade excessiva favorecem o surgimento de ácaros, fungos e bactérias, o que representa um risco para a integridade de diversos processos industriais e laboratoriais.
Calibração de Termo-Higrômetro
Tá esperando o quê para enviar seus equipamentos para a ER Analítica?
A ER Analítica acreditados pela Cgcre na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 para calibração em temperatura e umidade, sob o número CAL 0715. Por isso, Faça já um orçamento com a gente e garanta a confiabilidade dos seus resultados. Aproveite, não perca essa oportunidade!
