Ficar com equipamento parado bem no momento que você precisa realizar sua análise não é nem um pouco agradável. Mas, para evitar essa dor de cabeça existe a manutenção preventiva de espectrofotômetro!
A manutenção preventiva do espectrofotômetro é fundamental para evitar surpresas durante seu dia de trabalho e gastos mais elevados com o equipamento. Devido a isso, é importante que você faça revisões periódicas do seu instrumento de medição, para que ele possa apresentar sempre os resultados mais confiáveis e assim garantir um bom nível de qualidade em seus processos.
Mas não se preocupe! Neste post explicaremos um pouco mais como é feito o processo de manutenção! Confira.
Quando fazer a manutenção preventiva do seu espectrofotômetro?
Geralmente a manutenção preventiva de um equipamento deve ser feita anualmente. Realiza-se a manutenção para evitar a quebra do equipamento ou de seus componentes, esse processo não visa consertar os espectrofotômetros, por outro lado, as intervenções corretivas sim.
É importante enfatizar que a manutenção do Espectrofotômetro custa menos que 1,5% do valor total de um equipamento novo, ou seja, fazer a manutenção periodicamente aumentará a vida útil do instrumento e evitará paradas inesperadas que possam gerar manutenções corretivas (que consequentemente são mais caras).
O que é feito na manutenção preventiva de um espectrofotômetro?
Todo Espectrofotômetro possui um monocromador, que é composto por lâmpadas, espelhos, grades de difração ou prismas e filtros ópticos, dito isso, realiza-se a limpeza de todo este conjunto, fazendo com que chegue na amostra a melhor e maior quantidade de luz possível. Dessa forma fica claro que o uso do equipamento sem a manutenção, pode danificar um desses itens e fazer com que o espectrofotômetro leia erroneamente ou pare de funcionar.
Dito isso, a manutenção do espectrofotômetro contempla:
- Limpeza interna e externa;
- Teste de desempenho;
- Verificação do conjunto ópitoco (espelhos, detectores, conjunto de filtros, lentes, grade de difração e lâmpada);
- Inspeção visual dos circuitos elétricos;
- Ajuste de leitura.
Importância da manutenção preventiva?
A manutenção preventiva do equipamento garante a confiabilidade do processo e a melhora de seus resultados. O item 2.8.8 da página 7 da NBR 5462 define Manutenção Preventiva como: manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou degradação do funcionamento de um item.
Segundo o item 6.4.3 da ISO 17025:2017 é indicado que além da calibração o laboratório deve planejar manutenções periódicas para os de seus instrumentos de medição a fim de assegurar seu funcionamento correto e evitar deterioração.
Garanta a confiabilidade de seus processos.
Por fim, a manutenção preventiva do espectrofotômetro evita a quebra do equipamento e dessa maneira aumenta sua disponibilidade. Equipamentos indisponíveis podem afetar as análises, produção ou funcionamento de qualquer empresa, resultando em maiores gastos.