Calibração de espectrofotômetro

A diferença entre calibração e aferição.

materiais ER Analítica

É comum que durante sua jornada de trabalho você já tenha se deparado diversas vezes com as palavras calibração e aferição. Muitas vezes esses termos causam uma enorme confusão! Mas estamos aqui para te ajudar. Neste artigo iremos explicar o significado de cada uma dessas palavras e qual a maneira certa de usá-las. Todas as informações presentes no texto são pautas no VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia) e na norma ISO/IEC 17025 (norma que rege sobre laboratórios de calibração e ensaios).

Calibração

De acordo com o VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia), calibração é: Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação.

Utilizar entre calibração e aferição usar a palavra calibração é a expressão correta de acordo com o VIM. Vale ressaltar que a calibração tem requisitos que devem ser seguidos, como por exemplo:

  1. Usar padrões de referência rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração);
  2. Selos que comprovem a execução dos serviços;
  3. emitir certificado de calibração com validade de no máximo um ano.

Aferição

Segundo o dicionário da língua portuguesa a palavra aferir significa: ajustar ao padrão; apurar a exatidão de algo, calibrar, conferir. Verificar ou marcar a exatidão de pesos, medidas, balanças e instrumentos de medição.

Atualmente nos laboratórios de metrologia a aferição é empregado no sentido de verificar se o instrumento está calibrado e ajustado conforme suas especificações na empresa que é utilizado. Porém o termo aferição foi retirado do VIM e não aparece na ISO 17025.

Garanta a confiabilidade de seus processos.

Dito isso, fica claro que os dois termos tem significados diferentes, mas dentro do mundo da metrologia e das normas regentes a palavra calibração é a maneira correta de se expressar.

Com a calibração em dia você garante a certeza de seus resultados! Qualquer duvida, entre em contato conosco!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Calibração de termômetros acreditada pela CGCRE
Calibração
Ingrid Ferreira Costa

Desvendando os Certificados de Calibração

O certificado de calibração é um documento emitido por laboratórios e entidades de calibração credenciadas que comprova a conformidade de um instrumento ou equipamento com padrões estabelecidos. A leitura e análise detalhada dos certificados de calibração são etapas cruciais para garantir a confiabilidade e rastreabilidade das medições realizadas por instrumentos e equipamentos. Saiba mais neste artigo!

Leia Mais
Calibração de bureta
Sem categoria
Ingrid Ferreira Costa

Entenda como a Calibração em Volume pode salvar seus Experimentos Científicos

A calibração em volume é crucial para garantir a precisão e confiabilidade das medições de líquidos em experimentos científicos e análises laboratoriais. Portanto, é importante entender o conceito de calibração em volume e como calibrar pipetas, buretas e outras vidrarias para obter resultados precisos e confiáveis.

Leia Mais
instrumentos calibração de câmaras climáticas
Calibração
ERanalitica

Calibração de Câmaras Climáticas

Segundo a ABNT NBR 12550, as câmaras climáticas são: câmara ou espaço fechado em que a temperatura interna pode ser controlada dentro de limites especificados.

E como é feita a calibração destes equipamentos?

Leia Mais
plugins premium WordPress