A diferença entre calibração e aferição.

É comum que durante sua jornada de trabalho você já tenha se deparado diversas vezes com as palavras calibração e aferição. Muitas vezes esses termos causam uma enorme confusão! Mas estamos aqui para te ajudar. Neste artigo iremos explicar o significado de cada uma dessas palavras e qual a maneira certa de usá-las. Todas as informações presentes no texto são pautas no VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia) e na norma ISO/IEC 17025 (norma que rege sobre laboratórios de calibração e ensaios).

Calibração

De acordo com o VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia), calibração é: Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação.

Utilizar entre calibração e aferição usar a palavra calibração é a expressão correta de acordo com o VIM. Vale ressaltar que a calibração tem requisitos que devem ser seguidos, como por exemplo:

  1. Usar padrões de referência rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração);
  2. Selos que comprovem a execução dos serviços;
  3. emitir certificado de calibração com validade de no máximo um ano.

Aferição

Segundo o dicionário da língua portuguesa a palavra aferir significa: ajustar ao padrão; apurar a exatidão de algo, calibrar, conferir. Verificar ou marcar a exatidão de pesos, medidas, balanças e instrumentos de medição.

materiais ER Analítica

Atualmente nos laboratórios de metrologia a aferição é empregado no sentido de verificar se o instrumento está calibrado e ajustado conforme suas especificações na empresa que é utilizado. Porém o termo aferição foi retirado do VIM e não aparece na ISO 17025.

Garanta a confiabilidade de seus processos.

Dito isso, fica claro que os dois termos tem significados diferentes, mas dentro do mundo da metrologia e das normas regentes a palavra calibração é a maneira correta de se expressar.

Com a calibração em dia você garante a certeza de seus resultados! Qualquer duvida, entre em contato conosco!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Calibração de Nitrato e amônia.
Calibração
ERanalitica

O que é calibração?

A calibração é um processo fundamental para garantir a precisão e confiabilidade das medições em diversas áreas, desde a indústria alimentícia até a produção de medicamentos, qualidade da água etc.

Leia Mais
Calibração de termômetros acreditada pela CGCRE
Calibração
Ingrid Ferreira Costa

Desvendando os Certificados de Calibração

O certificado de calibração é um documento emitido por laboratórios e entidades de calibração credenciadas que comprova a conformidade de um instrumento ou equipamento com padrões estabelecidos. A leitura e análise detalhada dos certificados de calibração são etapas cruciais para garantir a confiabilidade e rastreabilidade das medições realizadas por instrumentos e equipamentos. Saiba mais neste artigo!

Leia Mais
plugins premium WordPress