Calibração de Equipamentos

Calibração de equipamentos

Assim como alimentos, roupas ou tudo o que mais imaginarmos, os equipamentos utilizados em um laboratório para medições tem uma vida útil. Embora nem todos se atentem a isso, esses materiais podem perder sua precisão em decorrência do longo uso, gerando resultado menos precisos. 

Por isso, é muito importante ficar atento à calibração de equipamentos. Esse processo pode garantir que todas as medições e análises feitas por sua empresa mantenham resultados confiáveis. Confira abaixo em nosso texto tudo o que você precisa saber sobre esse processo. 

Por que fazer a calibração de equipamentos? 

Conforme comentamos, o uso prolongado de um equipamento de medição pode comprometer seu desempenho, prejudicando os resultados das análises realizadas com ele. 

Isso significa que, quanto mais esse instrumento for utilizado, maiores as chances de erro em suas medições, em um percentual muito acima do aceitável ou, ainda, do que é indicado pelo fabricante. 

As chances de erro aumentam consideravelmente quando não avaliamos esse instrumento, elevando assim o risco de que ocorram problemas no controle de qualidade ou, ainda, da tomada de decisões equivocadas, mesmo que estas tenham sido motivadas pelo desejo de melhoria de processos. 

O que isso quer dizer? Quando um equipamento apresenta um erro desconhecido, esse equívoco é incluído em todo o processo onde esse instrumento estiver sendo utilizado, afetando a tomada de decisão, os produtos fabricados, análises e tudo o mais em que esse instrumento for utilizado. 

materiais ER Analítica

Por isso, para saber se esse equipamento está ou não apresentando algum erro grave é fundamental realizar a calibração periodicamente. Lembrando que um equipamento bem calibrado é a condição essencial para que os resultados de pesquisas, medições ou análises sejam confiáveis. 

Importância

A calibração deve ser realizada sempre quando sua empresa adquirir novos instrumentos ou equipamentos de medição. Esse procedimento é essencial também sempre que houver dúvidas sobre o funcionamento de algum destes ou os equipamentos são consertados após apresentarem algum defeito. 

O processo de calibração deve identificar ainda se o instrumento ou equipamento utilizado é confiável e os dados indicados ali podem ser utilizados na tomada de decisão, garantindo a qualidade dos produtos fabricados ou dos processos realizados com eles. 

Como a calibração é feita? 

Na calibração, são comparados os valores de equipamento com os valores estabelecidos. São padrões sob condições específicas, como temperatura do ambiente, ausência de poeira e vibrações, dentre outros. 

Esse processo deve sempre ser realizado com base em referências técnicas, como as normas nacionais e internacionais, documentos orientativos de instituições como o INMETRO. Costumam ser realizados por laboratórios especializados, que oferecer serviços acreditados ou rastreados.

Após a calibração, seus resultados devem constar em um documento técnico, o certificado de calibração ou relatório de calibração, e estar dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

Nesse certificado devem constar informações sobre a realização do procedimento e as condições da calibração. Desta forma, é possível avaliar o desempenho do equipamento de forma segura. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Calibração de Nitrato e amônia.
Calibração
ERanalitica

O que é calibração?

A calibração é um processo fundamental para garantir a precisão e confiabilidade das medições em diversas áreas, desde a indústria alimentícia até a produção de medicamentos, qualidade da água etc.

Leia Mais
plugins premium WordPress