O que é calibração?

O VIM define calibração como uma operação que, sob condições especificadas, estabelece uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas.

VIM: 2012

A calibração é um processo fundamental para garantir a precisão e confiabilidade das medições em diversas áreas, desde a indústria alimentícia até a produção de medicamentos, qualidade da água etc. Este processo é parte da metrologia e desempenha um papel crucial na qualidade e conformidade dos produtos e serviços que utilizamos diariamente. Neste post, vamos explorar o que é calibração, sua importância, como ela se diferencia de outros serviços, como o ajuste, e como a rastreabilidade assegura a integridade das medições. Entenda como manter suas calibrações em dia pode impactar positivamente a precisão dos seus resultados e a conformidade com padrões internacionais.

Calibração: Parte da Metrologia

A calibração é um procedimento fundamental dos estudos metrológicos. Primeiramente, vamos contextualizar o que é metrologia. Segundo o VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia), metrologia é a ciência da medição e suas aplicações. O termo vem do grego “metron” (medida) e “logos” (estudo), ou seja, metrologia é o estudo da medição. A metrologia está presente no dia a dia de toda a sociedade, desde a pesagem do pão que comemos no café da manhã até a água que bebemos. A produção de praticamente tudo passa por medições e testes de qualidade, e a calibração é parte essencial disso.

Contextualizando o que é Calibração

O VIM define calibração como uma operação que, sob condições especificadas, estabelece uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas. Nesse momento você deve estar pensando “ok, mas o que significa isso?” Resumidamente, calibração é o conjunto de operações que estabelece a comparação entre os valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes estabelecidos por padrões reconhecidos, avaliados e certificados por entidades nacionais e internacionais. É importante ressaltar que você não deve confundir calibração com ajuste. Na calibração, você compara as medições feitas pelo equipamento com o padrão certificado, enquanto no ajuste, você configura o equipamento para condições ideais de uso.

Calibração de pipeta
Calibração de pipeta

Rastreabilidade Metrológica

Segundo o INMETRO, rastreabilidade é a propriedade do resultado de uma medição ou do valor de um padrão estar relacionado a referências estabelecidas, geralmente a padrões nacionais ou internacionais, através de uma cadeia contínua de comparações, todas tendo incertezas estabelecidas. O laboratório precisa apresentar dados de rastreabilidade para garantir que seus instrumentos de medição forneçam resultados corretos. A calibração verifica se os equipamentos estão medindo de acordo com os padrões das unidades de medidas do Sistema Internacional (SI). Os laboratórios acreditados na NBR ABNT ISO/IEC 17025 atestam seu comprometimento com os procedimentos e a qualidade dos seus resultados, uma vez que a Cgcre avaliou e acreditou a empresa para a calibração de determinada grandeza, isso diminui a incerteza dos resultados. Você pode conferir mais sobre a norma ISO/IEC 17025 aqui neste link.

Calibração vs. Ajuste

Como mencionado anteriormente, a calibração é o ato de comparar um instrumento com um padrão de referência sem realizar qualquer reparo no equipamento. O ajuste, por outro lado, é feito para garantir que o equipamento esteja nas condições ideais de uso. Um técnico especializado ajusta o equipamento para que ele meça o mais próximo possível do padrão de referência e das especificações do fabricante. Durante o ajuste, o técnico também verifica os componentes internos do instrumento e prevê possíveis problemas causados por desgaste. Por isso, você deve sempre contratar empresas especializadas e com conhecimento técnico no instrumento que será ajustado.

materiais ER Analítica

Para fazer um ajuste bem-feito, você deve primeiro calibrar o equipamento. Após este procedimento, você realiza o ajuste com base nas informações obtidas durante a calibração, como os erros de incerteza. Finalmente, você realiza uma nova calibração para verificar a eficiência do ajuste. A ISO 17025:2017, item 6.4.3, também recomenda que os laboratórios planejem manutenções periódicas de seus instrumentos de medição para assegurar seu correto funcionamento e evitar deterioração.

Conclusão

Agora você sabe o que é calibração e como ela difere de outros processos. É crucial manter suas calibrações em dia para garantir resultados mais precisos. A ER Analítica, acreditada pela Cgcre na norma NBR ABNT ISO/IEC 17025 sob n° Cal 0715, oferece serviços em físico-química, massa, temperatura e umidade, óptica, volume e massa específica. Entre em contato e solicite seu orçamento.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Calibração de Nitrato e amônia.
Calibração
ERanalitica

O que é calibração?

A calibração é um processo fundamental para garantir a precisão e confiabilidade das medições em diversas áreas, desde a indústria alimentícia até a produção de medicamentos, qualidade da água etc.

Leia Mais
Calibração de termômetros acreditada pela CGCRE
Calibração
Ingrid Ferreira Costa

Desvendando os Certificados de Calibração

O certificado de calibração é um documento emitido por laboratórios e entidades de calibração credenciadas que comprova a conformidade de um instrumento ou equipamento com padrões estabelecidos. A leitura e análise detalhada dos certificados de calibração são etapas cruciais para garantir a confiabilidade e rastreabilidade das medições realizadas por instrumentos e equipamentos. Saiba mais neste artigo!

Leia Mais
plugins premium WordPress