instrumentos calibração de câmaras climáticas

Calibração de instrumentos

materiais ER Analítica

Calibração de instrumentos

Frequentemente realizada por técnicos altamente capacitados, a capacitação de instrumentos é um processo essencial para garantir a confiabilidade dos procedimentos realizados com esses instrumentos. Confira abaixo mais detalhes sobre o processo. 

O que é a calibração de instrumentos? 

A calibração de instrumentos é um procedimento onde são comparados os valores de medição destes aparelhos. São cruzados aqueles que possuem erros já conhecidos, os chamados instrumentos padrão, com os itens que serão testados de fato. 

Esse procedimento é realizado com o uso de ferramentas específicas, variando de acordo com o instrumento que está sendo calibrado e o local onde esse procedimento é realizado. 

Quando o instrumento apresenta dados fora do que tiver sido previamente definido, ele deve ser recalibrado. Durante esse processo, a curva de medição será acertada, permitindo assim que seu desempenho se torne o adequado para a aplicação em que será utilizado, tendo sempre como base o instrumento padrão. 

Durante a calibração é importante ter em mente que esse processo não terá uma duração padrão: ele irá variar de acordo com o instrumento que será calibrado, podendo ser mais rápido e simples ou mais demorado e complexo. Por isso, é muito importante que o profissional que executar esse processo tenha o preparo necessário. 

Por que fazer a calibração de instrumentos? 

Fazer a calibração de instrumentos é importante para que todo o processo em que eles estejam envolvidos tenha a maior precisão possível. A calibração ajuda ainda a que eles sejam capazes de detectar as variadas grandezas, como nível, volume, massa, umidade ou densidade com a maior precisão possível. 

Como sabemos, os instrumentos estão presentes em diversas etapas da produção e transporte de itens, como nas esteiras transportadoras ou silos de armazenamento. 

Até mesmo pela natureza de sua utilização, esses instrumentos estão expostos à condições que podem afetar sua precisão de medição ou até mesmo provocar danos a eles. Exemplos disso são ambientes adversos, abrasões, vibrações, choques mecânicos, temperaturas elevadas, espuma, pó. 

Tudo isso podem comprometer sua capacidade de medição e de informar dados confiáveis a longo prazo, tornando extremamente necessária que seja feita a calibração

Com a calibração é possível evitar incidentes que podem colocar vidas em risco, além de trazer prejuízos financeiros, como paradas não programadas das plantas, alarmes falsos, transbordamentos, danos ao meio ambiente e ao patrimônio das companhias, além de danos ao meio ambiente. Tudo isso pode ser evitado com a calibração

Como a calibração é feita? 

A calibração pode ser feita de duas formas diferentes: tanto em laboratórios especializados quanto com instrumentos em campo. Confira um pouco dos dois processos. 

Laboratório de calibração

Nos laboratórios de calibração são seguidos rígidos padrões de qualidade, permitindo assim que os resultados aferidos sejam não apenas os melhores, como os testes sejam executados com excelentes padrões de qualidade. 

Além de a calibração ser executada com as melhores condições existentes, o processo é realizado por profissionais qualificados, que os executam de forma absolutamente perfeita. 

Calibração de instrumentos em campo

Já a calibração de instrumentos em campo é uma alternativa rápida para a calibração de instrumentos, sem que seja necessário fazer longas paradas de produção. Isso porque após o término da calibração, ele já pode voltar a funcionar. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Calibração de termômetros acreditada pela CGCRE
Calibração
Ingrid Ferreira Costa

Desvendando os Certificados de Calibração

O certificado de calibração é um documento emitido por laboratórios e entidades de calibração credenciadas que comprova a conformidade de um instrumento ou equipamento com padrões estabelecidos. A leitura e análise detalhada dos certificados de calibração são etapas cruciais para garantir a confiabilidade e rastreabilidade das medições realizadas por instrumentos e equipamentos. Saiba mais neste artigo!

Leia Mais
Calibração de bureta
Sem categoria
Ingrid Ferreira Costa

Entenda como a Calibração em Volume pode salvar seus Experimentos Científicos

A calibração em volume é crucial para garantir a precisão e confiabilidade das medições de líquidos em experimentos científicos e análises laboratoriais. Portanto, é importante entender o conceito de calibração em volume e como calibrar pipetas, buretas e outras vidrarias para obter resultados precisos e confiáveis.

Leia Mais
instrumentos calibração de câmaras climáticas
Calibração
ERanalitica

Calibração de Câmaras Climáticas

Segundo a ABNT NBR 12550, as câmaras climáticas são: câmara ou espaço fechado em que a temperatura interna pode ser controlada dentro de limites especificados.

E como é feita a calibração destes equipamentos?

Leia Mais
plugins premium WordPress