Calibração VS Ajuste

De antemão, todos sabemos que a calibração e o ajuste são procedimentos fundamentais na metrologia. Esses dois termos às vezes são confundidos e tratados como iguais, mas sabemos que não é bem assim. Nesse post iremos explicar a diferença entre os dois serviços e acabar de vez com essa dúvida.

O Que é Calibração?

Segundo o item 2.39 do VIM, Calibração é: “Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecida por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas. Numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação”.

Em outra palavras, a calibração é o conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados no processo de medição e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões. Os valores do processo de medição podem ser indicados por uma medida materializada, por um instrumento de medição, por um sistema de medição, ou por um material de referência.  

Fique atento!

Dito isso, a calibração nada mais é que comparar  um instrumento com um padrão de referência. Por outro lado, na calibração não se mexe no objeto calibrado, não se conserta nada. Dessa maneira, quando um equipamento é calibrado não significa que ele passará a “medir corretetamente. Por outro lado podemos afirmar que seus erros e a sua incerteza serão conhecidos. Além disso todos os resultados obtidos são registrados no certificado de calibração.

materiais ER Analítica

Como funciona o Ajuste?

Antes de mais nada é importante saber que o ajuste você traz o equipamento para CONDIÇÃO IDEAL DE USO. Cabe ao técnico ajustar o instrumento para que assim a medição chegue o mais próximo do padrão de referência.

Na maioria das vezes ao realizar o ajuste é necessário desmontar o instrumento, dessa forma o processo deve ser feito por um técnico especializado. Nesse processo de desmonte do equipamento, também é possível realizar a checagem dos componentes internos, prevendo possíveis problemas que possam ocorrer por desgastes.

Para verificar se o ajuste realizado está de acordo com o valor de referência, e feita , e caso esteja dentro do especificado, proceda com a calibração.

Programe-se! Não deixe seu ajuste e calibração para última hora.

Por fim, indica-se que além da calibração o laboratório tenha um procedimento de manutenções planejadas dos equipamentos afim de assegurar seu correto funcionamento e evitar deterioração.

Realizando o processo de manutenção preventiva em conjunto com a calibração, além de atender a norma você garante o ajuste das leituras.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Calibração de Nitrato e amônia.
Calibração
ERanalitica

O que é calibração?

A calibração é um processo fundamental para garantir a precisão e confiabilidade das medições em diversas áreas, desde a indústria alimentícia até a produção de medicamentos, qualidade da água etc.

Leia Mais
Calibração de termômetros acreditada pela CGCRE
Calibração
Ingrid Ferreira Costa

Desvendando os Certificados de Calibração

O certificado de calibração é um documento emitido por laboratórios e entidades de calibração credenciadas que comprova a conformidade de um instrumento ou equipamento com padrões estabelecidos. A leitura e análise detalhada dos certificados de calibração são etapas cruciais para garantir a confiabilidade e rastreabilidade das medições realizadas por instrumentos e equipamentos. Saiba mais neste artigo!

Leia Mais
plugins premium WordPress