Cuidados Com Sua Balança Analítica/Semi-analítica

A balança analítica e semi-analítica fazem parte do dia a dia de diversos laboratórios e por isso é necessário mantê-las sempre em ordem. Você sabia que para ter resultados confiáveis é necessário fazer a calibração do seu equipamento periodicamente?

Segundo a RDC N° 67 de 2007, no item 5.2.1 é apresentada a seguinte informação: As calibrações dos equipamentos e instrumentos de medição devem ser executadas por empresa certificada, utilizando padrões rastreáveis à Rede Brasileira de Calibração, no mínimo uma vez ao ano ou, em função da frequência de uso do equipamento. Deve ser mantido registro das calibrações realizadas dos equipamentos, instrumentos e padrões. Fica claro que a periodicidade da calibração de sua balança é fundamental para a qualidade de seus processos.

materiais ER Analítica

Vale ressaltar que no Item 5.3 é ditoTodos os equipamentos devem ser submetidos à manutenção preventiva, de acordo com um programa formal e, quando necessário, corretiva, obedecendo a procedimentos operacionais escritos, com base nas especificações dos manuais dos fabricantes. Faça sempre a manutenção preventiva de seu equipamento, ela que previne quebras repentinas e faz os ajustes necessário para que você tenha o melhor desempenho de sua balança. E não se esqueça, sua balança só pode ser aberta por uma empresa autorizada pelo IPEM (Instituto de Pesos e Medidas).

A ER Analítica é acreditada na ISO/IEC 17025 em calibração de balança analítica e semi-analítica até 100kg, também somos autorizados pelo IPEM-SP para realizar abertura de balanças. Conheça nossos serviços!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Calibração de Nitrato e amônia.
Calibração
ERanalitica

O que é calibração?

A calibração é um processo fundamental para garantir a precisão e confiabilidade das medições em diversas áreas, desde a indústria alimentícia até a produção de medicamentos, qualidade da água etc.

Leia Mais
Calibração de termômetros acreditada pela CGCRE
Calibração
Ingrid Ferreira Costa

Desvendando os Certificados de Calibração

O certificado de calibração é um documento emitido por laboratórios e entidades de calibração credenciadas que comprova a conformidade de um instrumento ou equipamento com padrões estabelecidos. A leitura e análise detalhada dos certificados de calibração são etapas cruciais para garantir a confiabilidade e rastreabilidade das medições realizadas por instrumentos e equipamentos. Saiba mais neste artigo!

Leia Mais
plugins premium WordPress