Meio ambiente

Empresa Acreditada

materiais ER Analítica

Empresa Acreditada

Garantir que uma empresa esteja pronta para atestar a qualidade do serviço prestado e dos instrumentos utilizados por uma empresa é um processo complexo, mas que precisa ser feito para aumentar a credibilidade do mercado em sua companhia. 

Um destes processos que costuma agregar valor é o da empresa acreditada. Você sabe do que se trata? Preparamos um texto para que você possa entender um pouco e saber o quão importante é contar com os serviços de uma empresa que tenha sido acredita por entidades competentes. Confira. 

O que é acreditação? 

Você já submeteu algum item de sua empresa a uma verificação e recebeu um laudo dizendo que esse teste estava acreditado e ficou sem entender? Bem, o significado disto é mais simples do que se imagina. 

Isso porque os processos acreditados tiveram sua auditoria feita por um órgão certificador, como INMETRO. Além disso, a acreditação é uma espécie de atestado, onde consta que o laboratório que realizou os testes não apenas é qualificado como também é capaz de realizar tais medições respeitando todas as normas e princípios estabelecidos pela legislação. 

Aqui é importante esclarecer que a acreditação é dada à análise, mas não necessariamente é uma garantia da qualidade deste laboratório que realizou o teste. 

Por isso, é importante para quem realiza testes em uma empresa acreditada se certificar de que todas as testagens feitas estão dentro destes parâmetros elevados de qualidade. Assim, você estará protegido de eventuais equívocos ou resultados desencontrados. 

Como é o processo de acreditação

Ficou curioso para saber como é o processo de acreditação? Veja no conteúdo que preparamos abaixo para você. 

Bem, para uma empresa que deseja obter a certificação junto ao INMETRO é necessário inicialmente que toda a documentação tramite pelo instituto, que fará uma auditoria tanto na certificação dos parâmetros utilizados durantes os testes como na análise química realizada, bem como nos processos de calibração. 

Embora a acreditação seja dada pelo INMETRO, ela não é baseada na área de atuação do laboratório, podendo englobar diferentes tipos de avaliações ou procedimentos. 

Outro ponto importante é que a acreditação do INMETRO não determina os procedimentos internos. Por isso, para uma empresa acreditada é importante ter um rígido controle de cada um deles, para manter sempre os níveis de excelência. 

As auditorias para o processo são realizadas por profissionais altamente qualificados, e que tem grande expertise em análises químicas, garantindo que sua empresa esteja dentro destes parâmetros de exigência e que diferenciam aqueles que se preocupam com os processos e a qualidade deles dos demais. 

Porque ser uma empresa acreditada

O processo de acreditação pode ser trabalhoso à primeira vista, requerer tempo, diversos documentos, investimentos em tempo e dinheiro e ter uma equipe à disposição.

Contudo, ele confere mais qualidade à sua empresa, já que os clientes sabem que você se preocupa com a excelência dos processos e todos os testes executados ali terão altos padrões de qualidade. 

Então, se você busca se diferenciar da concorrência, faça como nós e aposte na acreditação. É o caminho para o seu sucesso. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Calibração de termômetros acreditada pela CGCRE
Calibração
Ingrid Ferreira Costa

Desvendando os Certificados de Calibração

O certificado de calibração é um documento emitido por laboratórios e entidades de calibração credenciadas que comprova a conformidade de um instrumento ou equipamento com padrões estabelecidos. A leitura e análise detalhada dos certificados de calibração são etapas cruciais para garantir a confiabilidade e rastreabilidade das medições realizadas por instrumentos e equipamentos. Saiba mais neste artigo!

Leia Mais
Calibração de bureta
Sem categoria
Ingrid Ferreira Costa

Entenda como a Calibração em Volume pode salvar seus Experimentos Científicos

A calibração em volume é crucial para garantir a precisão e confiabilidade das medições de líquidos em experimentos científicos e análises laboratoriais. Portanto, é importante entender o conceito de calibração em volume e como calibrar pipetas, buretas e outras vidrarias para obter resultados precisos e confiáveis.

Leia Mais
instrumentos calibração de câmaras climáticas
Calibração
ERanalitica

Calibração de Câmaras Climáticas

Segundo a ABNT NBR 12550, as câmaras climáticas são: câmara ou espaço fechado em que a temperatura interna pode ser controlada dentro de limites especificados.

E como é feita a calibração destes equipamentos?

Leia Mais
plugins premium WordPress