Calibração de espectrofotômetro

Equipamentos de laboratório

materiais ER Analítica

Equipamentos de laboratório

Para o bom funcionamento de um laboratório, é necessário não apenas garantir que os equipamentos sejam de boa qualidade, como também conhecer cada um deles e sua utilização. 

Por isso, preparamos um texto com os principais itens que precisam estar em um laboratório e o que cada um deles faz. Confira abaixo. 

Agitador magnético

O agitador magnético tem como função agitar soluções que precisem ou não de aquecimento por meio de um campo magnético. Esse campo é gerado entre a base do agitador e a barra magnética que é colocada dentro da solução. 

Agitador mecânico

Já o agitador mecânico serve para agitar soluções que sejam mais viscosas do a água. O processo é realizado por meio de hélices ou pás. Ele é mais utilizado na agitação de cremes e manipulações farmacêuticas. 

Agitador vórtex

No agitador vórtex são agitados líquidos de pequeno volume em um tubo de ensaio. Esse equipamento possui um receptáculo de borracha, onde o tubo é colocado e agitado graças a um movimento circular. 

Autoclave vertical

A autoclave vertical é utilizada para a esterilização de materiais por meio de calor úmido. Esse aparelho conta com a função de autoclavagem, mantendo o material contaminado em contato com a temperatura elevada, impedindo assim o contato deste com o material que não possui nenhum traço de contaminação. 

Balança de alta precisão

Nos laboratórios, a balança de alta precisão é utilizada para pesar massas de sólidos e líquidos não voláteis, pois possui uma exatidão muito alta em sua pesagem, garantindo assim resultados confiáveis. 

Balança semi analítica

Por sua vez, a balança semi analítica realiza a pesagem e tem uma precisão de pode ser de 0,001g ou 0,01g. Por essa característica, esse equipamento é bastante usado em farmácias de manipulação, na indústria química e na indústria alimentícia. 

A escolha é esta pois nestas indústrias, a precisão é importante, e cada miligrama de uma substância pode alterar completamente a fórmula de um produto. E, ao utilizar uma balança como esta, os erros de dosagem são reduzidos ao mínimo. 

Banho Maria para laboratório

Esse equipamento é utilizado, nos laboratórios, para aquecer as substâncias lentamente, mas com bastante precisão, garantindo maior controle das fórmulas produzidas ou analisadas. 

É encontrado em diferentes aplicações, sendo capaz de aquecer de um a múltiplos tubos de ensaio. 

Bloco digestor de Kjeldhal

Mais específico, esse equipamento é utilizado no processo de digestão de nitrogênio, não sendo comum em muitos laboratórios

Bateria de Sebelin

A bateria de Sebelin é utilizada na extração por solventes de ácidos graxos e gorduras, garantindo assim que a substância não permaneça nas misturas. 

Bomba de vácuo

No laboratório, a bomba de vácuo retira as moléculas de ar um determinado dispositivo. Com ampla utilização, esse dispositivo costuma ser mais utilizado em sistemas de filtração. 

Câmara climática

A câmara climática é utilizada, nos laboratórios, para fazer testes e ensaios de envelhecimento, estabilidade e validade de medicamentos, alimentos e outros que produtos que sejam expostos a altas temperaturas e variadas condições de umidade. 

Esse aparelho é fundamental para garantir a integridade destes produtos, evitando intoxicações por aqueles que os consumirem ou utilizarem. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Calibração de termômetros acreditada pela CGCRE
Calibração
Ingrid Ferreira Costa

Desvendando os Certificados de Calibração

O certificado de calibração é um documento emitido por laboratórios e entidades de calibração credenciadas que comprova a conformidade de um instrumento ou equipamento com padrões estabelecidos. A leitura e análise detalhada dos certificados de calibração são etapas cruciais para garantir a confiabilidade e rastreabilidade das medições realizadas por instrumentos e equipamentos. Saiba mais neste artigo!

Leia Mais
Calibração de bureta
Sem categoria
Ingrid Ferreira Costa

Entenda como a Calibração em Volume pode salvar seus Experimentos Científicos

A calibração em volume é crucial para garantir a precisão e confiabilidade das medições de líquidos em experimentos científicos e análises laboratoriais. Portanto, é importante entender o conceito de calibração em volume e como calibrar pipetas, buretas e outras vidrarias para obter resultados precisos e confiáveis.

Leia Mais
instrumentos calibração de câmaras climáticas
Calibração
ERanalitica

Calibração de Câmaras Climáticas

Segundo a ABNT NBR 12550, as câmaras climáticas são: câmara ou espaço fechado em que a temperatura interna pode ser controlada dentro de limites especificados.

E como é feita a calibração destes equipamentos?

Leia Mais
plugins premium WordPress