Equipamentos de laboratório
Para o bom funcionamento de um laboratório, é necessário não apenas garantir que os equipamentos sejam de boa qualidade, como também conhecer cada um deles e sua utilização.
Por isso, preparamos um texto com os principais itens que precisam estar em um laboratório e o que cada um deles faz. Confira abaixo.
Agitador magnético
O agitador magnético tem como função agitar soluções que precisem ou não de aquecimento por meio de um campo magnético. Esse campo é gerado entre a base do agitador e a barra magnética que é colocada dentro da solução.
Agitador mecânico
Já o agitador mecânico serve para agitar soluções que sejam mais viscosas do a água. O processo é realizado por meio de hélices ou pás. Ele é mais utilizado na agitação de cremes e manipulações farmacêuticas.
Agitador vórtex
No agitador vórtex são agitados líquidos de pequeno volume em um tubo de ensaio. Esse equipamento possui um receptáculo de borracha, onde o tubo é colocado e agitado graças a um movimento circular.
Autoclave vertical
A autoclave vertical é utilizada para a esterilização de materiais por meio de calor úmido. Esse aparelho conta com a função de autoclavagem, mantendo o material contaminado em contato com a temperatura elevada, impedindo assim o contato deste com o material que não possui nenhum traço de contaminação.
Balança de alta precisão
Nos laboratórios, a balança de alta precisão é utilizada para pesar massas de sólidos e líquidos não voláteis, pois possui uma exatidão muito alta em sua pesagem, garantindo assim resultados confiáveis.
Balança semi analítica
Por sua vez, a balança semi analítica realiza a pesagem e tem uma precisão de pode ser de 0,001g ou 0,01g. Por essa característica, esse equipamento é bastante usado em farmácias de manipulação, na indústria química e na indústria alimentícia.
A escolha é esta pois nestas indústrias, a precisão é importante, e cada miligrama de uma substância pode alterar completamente a fórmula de um produto. E, ao utilizar uma balança como esta, os erros de dosagem são reduzidos ao mínimo.
Banho Maria para laboratório
Esse equipamento é utilizado, nos laboratórios, para aquecer as substâncias lentamente, mas com bastante precisão, garantindo maior controle das fórmulas produzidas ou analisadas.
É encontrado em diferentes aplicações, sendo capaz de aquecer de um a múltiplos tubos de ensaio.
Bloco digestor de Kjeldhal
Mais específico, esse equipamento é utilizado no processo de digestão de nitrogênio, não sendo comum em muitos laboratórios.
Bateria de Sebelin
A bateria de Sebelin é utilizada na extração por solventes de ácidos graxos e gorduras, garantindo assim que a substância não permaneça nas misturas.
Bomba de vácuo
No laboratório, a bomba de vácuo retira as moléculas de ar um determinado dispositivo. Com ampla utilização, esse dispositivo costuma ser mais utilizado em sistemas de filtração.
Câmara climática
A câmara climática é utilizada, nos laboratórios, para fazer testes e ensaios de envelhecimento, estabilidade e validade de medicamentos, alimentos e outros que produtos que sejam expostos a altas temperaturas e variadas condições de umidade.
Esse aparelho é fundamental para garantir a integridade destes produtos, evitando intoxicações por aqueles que os consumirem ou utilizarem.