Seu espectrofotômetro está instalado da maneira correta?
Os espectrofotômetros para apresentar bons resultados em suas análises é necessário que tenhamos alguns cuidados. E é por isso que trazemos para você algumas boas práticas de laboratório para espectrofotômetros de acordo com o DOQ-CGCRE-096 referentes as condições ambientais do local onde fica seu equipamento. Confira abaixo:
- ausência de ambiente corrosivo, não deverá ser instalado o equipamento onde é feito o uso contínuo de regentes corrosivos, como, por exemplo, instalar os espectrofotômetros na mesma sala que um espectrofotômetro de absorção atômica;
- evitar a exposição do equipamento à luz solar direta;
- ausência de vibrações;
- verificação do efeito das correntes de ar, no caso de uso de ar-condicionado, sobre as respostas de medição do equipamento;
- levantamento detalhado do tipo de amostras e registro para aquelas que podem gerar gases;
- se for constatada a presença de gases, será necessária a incorporação de sistemas de exaustão de gases;
- a temperatura de trabalho do equipamento deverá ser entre 15 ºC e 35 ºC e a umidade de trabalho do equipamento deverá estar entre 35 %ur e 80 %ur (para que não ocorra condensação), para isso, no local deverá ser mantido um termohigrômetro para o monitoramento das condições de temperatura e umidade.
Agora que você já sabe como melhorar as condições do local onde estará seu espectrofotômetros, aproveite e compartilhe e curta o post para que mais pessoas saibam como cuidar de seus equipamentos.