Espectrofotômetros DR 5000

Espectrofotômetro: Instalação

materiais ER Analítica

Seu espectrofotômetro está instalado da maneira correta?

Os espectrofotômetros para apresentar bons resultados em suas análises é necessário que tenhamos alguns cuidados. E é por isso que trazemos para você algumas boas práticas de laboratório para espectrofotômetros de acordo com o DOQ-CGCRE-096 referentes as condições ambientais do local onde fica seu equipamento. Confira abaixo:

  1. ausência de ambiente corrosivo, não deverá ser instalado o equipamento onde é feito o uso contínuo de regentes corrosivos, como, por exemplo, instalar os espectrofotômetros na mesma sala que um espectrofotômetro de absorção atômica;
  2. evitar a exposição do equipamento à luz solar direta;
  3. ausência de vibrações;
  4. verificação do efeito das correntes de ar, no caso de uso de ar-condicionado, sobre as respostas de medição do equipamento;
  5. levantamento detalhado do tipo de amostras e registro para aquelas que podem gerar gases;
  6. se for constatada a presença de gases, será necessária a incorporação de sistemas de exaustão de gases;
  7. a temperatura de trabalho do equipamento deverá ser entre 15 ºC e 35 ºC e a umidade de trabalho do equipamento deverá estar entre 35 %ur e 80 %ur (para que não ocorra condensação), para isso, no local deverá ser mantido um termohigrômetro para o monitoramento das condições de temperatura e umidade.

Agora que você já sabe como melhorar as condições do local onde estará seu espectrofotômetros, aproveite e compartilhe e curta o post para que mais pessoas saibam como cuidar de seus equipamentos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Calibração de termômetros acreditada pela CGCRE
Calibração
Ingrid Ferreira Costa

Desvendando os Certificados de Calibração

O certificado de calibração é um documento emitido por laboratórios e entidades de calibração credenciadas que comprova a conformidade de um instrumento ou equipamento com padrões estabelecidos. A leitura e análise detalhada dos certificados de calibração são etapas cruciais para garantir a confiabilidade e rastreabilidade das medições realizadas por instrumentos e equipamentos. Saiba mais neste artigo!

Leia Mais
Calibração de bureta
Sem categoria
Ingrid Ferreira Costa

Entenda como a Calibração em Volume pode salvar seus Experimentos Científicos

A calibração em volume é crucial para garantir a precisão e confiabilidade das medições de líquidos em experimentos científicos e análises laboratoriais. Portanto, é importante entender o conceito de calibração em volume e como calibrar pipetas, buretas e outras vidrarias para obter resultados precisos e confiáveis.

Leia Mais
instrumentos calibração de câmaras climáticas
Calibração
ERanalitica

Calibração de Câmaras Climáticas

Segundo a ABNT NBR 12550, as câmaras climáticas são: câmara ou espaço fechado em que a temperatura interna pode ser controlada dentro de limites especificados.

E como é feita a calibração destes equipamentos?

Leia Mais
plugins premium WordPress