ISO 9001

ISO 17025 – Calibração Acreditada

materiais ER Analítica

ISO 17025: por que contratar uma empresa certificada?

Atualmente com diversas opções de prestadores de serviço no mercado sentimos cada vez mais a necessidade de pesquisar bem quem iremos escolher. A certificação ISO/IEC 17025 garante o compromisso de um laboratório com a qualidade.  No texto a seguir falaremos um pouco mais sobre a norma e como ela pode impactar no seu negócio.

Qual o objetivo da ISO 17025?

A ISO/IEC 17025 é útil para qualquer organização que realiza ensaios, amostragem ou calibração e deseja mostrar a confiabilidade de seus resultados. No Brasil os laboratórios acreditados na norma são avaliados pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação).

Por ser uma norma reconhecida pela European Co-operation for Acreditation (EA), estabelece um padrão internacional de qualidade, sendo assim, os resultados de ensaio e calibração feitos por um laboratório acreditado é válido no mundo todo.

A importância da certificação ISO 17025 para nós e para nossos clientes.

Ao calibrar seu equipamento com um laboratório, ele atesta que você está apto a apresentar bons resultados de análise, mas, quem garante que o laboratório que fez sua calibração também possui resultados confiáveis?

Por isso é importante verificar as certificações e qualificações dos seus prestadores de serviço. Um laboratório com ISO 9001 garante processos padronizados e uma gestão competente. O laboratório acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO) assegura a certeza em seus resultados e métodos de calibração, uma vez que, seus processos foram avaliados pelo INMETRO/CGCRE e comprovado que ele possui a competência necessária para atender a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017.

O diferencial de um laboratório acreditado na ISO/IEC 17025

A acreditação é a prova de que o laboratório fez os testes de competência do INMENTRO e que ele foi acreditado para a grandeza avaliada, ou seja, apresentar a rastreabilidade não é necessária. de seus processos pois o próprio INMETRO já o fez. Isso dá direito ao laboratório ter o selo do INMETRO em suas certificações emitidas que atesta sua competência e o seu pertencimento a Rede Brasileira de Calibrações.

Por fim, fica claro que um laboratório acreditado na ISO/IEC 17025 comprova sua credibilidade e competência nas operações que realiza. Dessa maneira o laboratório mostra-se capaz de atender os equipamentos com métodos confiáveis de medição.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Calibração de termômetros acreditada pela CGCRE
Calibração
Ingrid Ferreira Costa

Desvendando os Certificados de Calibração

O certificado de calibração é um documento emitido por laboratórios e entidades de calibração credenciadas que comprova a conformidade de um instrumento ou equipamento com padrões estabelecidos. A leitura e análise detalhada dos certificados de calibração são etapas cruciais para garantir a confiabilidade e rastreabilidade das medições realizadas por instrumentos e equipamentos. Saiba mais neste artigo!

Leia Mais
Calibração de bureta
Sem categoria
Ingrid Ferreira Costa

Entenda como a Calibração em Volume pode salvar seus Experimentos Científicos

A calibração em volume é crucial para garantir a precisão e confiabilidade das medições de líquidos em experimentos científicos e análises laboratoriais. Portanto, é importante entender o conceito de calibração em volume e como calibrar pipetas, buretas e outras vidrarias para obter resultados precisos e confiáveis.

Leia Mais
instrumentos calibração de câmaras climáticas
Calibração
ERanalitica

Calibração de Câmaras Climáticas

Segundo a ABNT NBR 12550, as câmaras climáticas são: câmara ou espaço fechado em que a temperatura interna pode ser controlada dentro de limites especificados.

E como é feita a calibração destes equipamentos?

Leia Mais
plugins premium WordPress