Manutenção Preventiva de Espectrofotômetros: Tudo que você precisa saber sobre o assunto.

materiais ER Analítica

Ficar com equipamento parado bem no momento que você precisa realizar sua análise não é nem um pouco agradável. Mas, para evitar essa dor de cabeça existe a manutenção preventiva de espectrofotômetro!

A manutenção preventiva do espectrofotômetro é fundamental para evitar surpresas durante seu dia de trabalho e gastos mais elevados com o equipamento. Devido a isso, é importante que você faça revisões periódicas do seu instrumento de medição, para que ele possa apresentar sempre os resultados mais confiáveis e assim garantir um bom nível de qualidade em seus processos.

Mas não se preocupe! Neste post explicaremos um pouco mais como é feito o processo de manutenção! Confira.

Quando fazer a manutenção preventiva do seu espectrofotômetro?

Geralmente a manutenção preventiva de um equipamento deve ser feita anualmente. Realiza-se a manutenção para evitar a quebra do equipamento ou de seus componentes, esse processo não visa consertar os espectrofotômetros, por outro lado, as intervenções corretivas sim.

É importante enfatizar que a manutenção do Espectrofotômetro custa menos que 1,5% do valor total de um equipamento novo, ou seja, fazer a manutenção periodicamente aumentará a vida útil do instrumento e evitará paradas inesperadas que possam gerar manutenções corretivas (que consequentemente são mais caras).

O que é feito na manutenção preventiva de um espectrofotômetro?

Todo Espectrofotômetro possui um monocromador, que é composto por lâmpadas, espelhos, grades de difração ou prismas e filtros ópticos, dito isso, realiza-se a limpeza de todo este conjunto, fazendo com que chegue na amostra a melhor e maior quantidade de luz possível. Dessa forma fica claro que o uso do equipamento sem a manutenção, pode danificar um desses itens e fazer com que o espectrofotômetro leia erroneamente ou pare de funcionar.

Dito isso, a manutenção do espectrofotômetro contempla:

  • Limpeza interna e externa;
  • Teste de desempenho;
  • Verificação do conjunto ópitoco (espelhos, detectores, conjunto de filtros, lentes, grade de difração e lâmpada);
  • Inspeção visual dos circuitos elétricos;
  • Ajuste de leitura.

Importância da manutenção preventiva?

A manutenção preventiva do equipamento garante a confiabilidade do processo e a melhora de seus resultados. O item 2.8.8 da página 7 da NBR 5462 define Manutenção Preventiva como: manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou degradação do funcionamento de um item.

Segundo o item 6.4.3 da ISO 17025:2017 é indicado que além da calibração o laboratório deve planejar manutenções periódicas para os de seus instrumentos de medição a fim de assegurar seu funcionamento correto e evitar deterioração.

Garanta a confiabilidade de seus processos.

Por fim, a manutenção preventiva do espectrofotômetro evita a quebra do equipamento e dessa maneira aumenta sua disponibilidade. Equipamentos indisponíveis podem afetar as análises, produção ou funcionamento de qualquer empresa, resultando em maiores gastos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Calibração de termômetros acreditada pela CGCRE
Calibração
Ingrid Ferreira Costa

Desvendando os Certificados de Calibração

O certificado de calibração é um documento emitido por laboratórios e entidades de calibração credenciadas que comprova a conformidade de um instrumento ou equipamento com padrões estabelecidos. A leitura e análise detalhada dos certificados de calibração são etapas cruciais para garantir a confiabilidade e rastreabilidade das medições realizadas por instrumentos e equipamentos. Saiba mais neste artigo!

Leia Mais
Calibração de bureta
Sem categoria
Ingrid Ferreira Costa

Entenda como a Calibração em Volume pode salvar seus Experimentos Científicos

A calibração em volume é crucial para garantir a precisão e confiabilidade das medições de líquidos em experimentos científicos e análises laboratoriais. Portanto, é importante entender o conceito de calibração em volume e como calibrar pipetas, buretas e outras vidrarias para obter resultados precisos e confiáveis.

Leia Mais
instrumentos calibração de câmaras climáticas
Calibração
ERanalitica

Calibração de Câmaras Climáticas

Segundo a ABNT NBR 12550, as câmaras climáticas são: câmara ou espaço fechado em que a temperatura interna pode ser controlada dentro de limites especificados.

E como é feita a calibração destes equipamentos?

Leia Mais
plugins premium WordPress