Calibração rastreável de turbidímetro

Turbidímetro – Análise de Turbidez

materiais ER Analítica

O que é o Turbidímetro

O turbidímetro garante a qualidade da água, seja para consumo humano, para o uso industrial ou mesmo para a fabricação de alimentos é importante não apenas para evitar doenças, como também para garantir a qualidade de tudo aquilo que é produzido em uma indústria. 

Por isso, é essencial garantir que a água utilizada nestes processos tenha um alto grau de pureza. E, para isso, é importante não ficar apenas na observação. Existem alguns instrumentos que são capazes de identificar um dos grandes problemas da água, a turbidez. 

Para falar mais sobre isso, preparamos um texto contando mais sobre o turbidímetro, instrumento capaz de identificar a turbidez da água. 

O que é turbidez?

A turbidez é, basicamente, quando a água não está limpa. Aqui você pode pensar que, então, estamos dizendo que ela está suja, certo? Não exatamente. Uma água com turbidez pode até mesmo ser incolor, mas ela possui materiais em suspensão que dificilmente seriam captados pelo olho humano. 

Por exemplo, uma água túrbida pode possuir organismos microscópicos, matéria orgânica ou inorgânica em quantidades tão pequenas que dificilmente seriam identificados. 

Causas

A turbidez é causada pela presença de materiais sólidos em suspensão na água. São exemplos destes materiais a argila, a sílica, matéria orgânica ou inorgânica, organismos microscópicos e algas. Tudo isso bastante difícil de ser identificado a olho nu. 

Esses materiais podem vir de diferentes lugares, como a erosão do solo (sobretudo em áreas onde não mais a mata para evitar esse fenômeno), mineração, indústrias ou mesmo focos de esgoto sem tratamento lançados em pontos de água, como lagoas ou rios. 

Algumas vezes, até mesmo o excesso de chuvas e a elevação do nível dos rios pode causar esse problema. 

Como identificar a turbidez

Como a turbidez pode ser ocasionada por diferentes fenômenos, e as partículas nem sempre são visíveis, é importante recorrer a um instrumento de precisão para que se saiba se existe turbidez e qual o seu nível. Estamos falando aqui do turbidímetro

O turbidímetro é um instrumento utilizado para identificar a turbidez da água, sobretudo em áreas de proteção ambiental, como lagos e rios, ou mesmo em nascentes de água. 

O equipamento é capaz de identificar a presença ou não de materiais sólidos suspensos na água, graças à combinação de uma fonte de iluminação, uma cubeta de amostra e um fotodetector. Parece complicado? Vamos deixar tudo muito mais simples. 

O turbidimetro faz a leitura desta concentração de elementos na água utilizando alguns métodos. Um deles é o de feixe simples. Aqui, a medição é feita via a quantidade de luz que chega ao senso receptor, que fica a 180 graus da fonte de emissão. 

Para que a medição seja exata, a luz não pode sofrer nenhum desvio ou interferência ao atravessar a água. Para que seja identificada a turbidez é necessário que exista uma diferença entre a intensidade da luz emitida e a recebida pelo receptor do aparelho. 

Já no método de radiação espalhada, a luz irradiada para dentro do aparelho acaba colidindo com as partículas sólidas espalhadas dentro da água. Desta forma, é possível identificar o nível de turbidez neste líquido. 

Calibração de Turbidímetro

Para ter os resultados mais confiáveis de suas análises de turbidez é necessário fazer a calibração de seu equipamento!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Calibração de termômetros acreditada pela CGCRE
Calibração
Ingrid Ferreira Costa

Desvendando os Certificados de Calibração

O certificado de calibração é um documento emitido por laboratórios e entidades de calibração credenciadas que comprova a conformidade de um instrumento ou equipamento com padrões estabelecidos. A leitura e análise detalhada dos certificados de calibração são etapas cruciais para garantir a confiabilidade e rastreabilidade das medições realizadas por instrumentos e equipamentos. Saiba mais neste artigo!

Leia Mais
Calibração de bureta
Sem categoria
Ingrid Ferreira Costa

Entenda como a Calibração em Volume pode salvar seus Experimentos Científicos

A calibração em volume é crucial para garantir a precisão e confiabilidade das medições de líquidos em experimentos científicos e análises laboratoriais. Portanto, é importante entender o conceito de calibração em volume e como calibrar pipetas, buretas e outras vidrarias para obter resultados precisos e confiáveis.

Leia Mais
instrumentos calibração de câmaras climáticas
Calibração
ERanalitica

Calibração de Câmaras Climáticas

Segundo a ABNT NBR 12550, as câmaras climáticas são: câmara ou espaço fechado em que a temperatura interna pode ser controlada dentro de limites especificados.

E como é feita a calibração destes equipamentos?

Leia Mais
plugins premium WordPress